Home / Escola Agrícola de Jales completa 33 anos neste domingo

Escola Agrícola de Jales completa 33 anos neste domingo

Nascia em 1º de agosto de 1988 a Escola Agrícola de Jales. Concebida sob o trabalho árduo de muitas mãos jalesenses e de lideranças regionais, a criação da Escola foi oficializada através do decreto Estadual 28.625/88. Instalada em fevereiro de 1989, numa chácara cedida pela Prefeitura Municipal, com adaptação de um galpão para criação de aves transformado em uma sala de aula, cozinha, refeitório e sala da Direção, a Escola deu início aos seus trabalhos sob a supervisão da Delegacia de Ensino de Jales, que também cedeu os mobiliários básicos para início das atividades.

                A criação da Escola reverberou um contexto regional de forte participação da agricultura e pecuária na economia local e regional, notadamente composta por micro e pequenas propriedades rurais, com alta demanda de mão de obra qualificada.

                Com predominância regional da fruticultura, a instalação da Escola Agrícola em Jales foi sobremaneira acertada, pois, com a participação ativa de muitos profissionais das Ciências da Terra, conduziram a escola durante os anos iniciais, que foram os mais duros para a sua afirmação enquanto referência regional na assistência técnica e extensão rural.

                Vários foram os atores que participaram, e muitos ainda compõem o quadro de docentes, da implantação e colaboraram com o crescimento da Escola, mas é importante destacar a ação direta da antiga Delegacia Agrícola de Jales, que posteriormente se transformou em CATI, e teve papel fundamental na promoção de parcerias para a Escola e no desenvolvimento de ações de fortalecimento da agricultura regional.

                Com o passar dos anos e com a mudança no perfil socioeconômico da região de Jales, a Escola Agrícola de Jales tornou-se a Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, passando a oferecer cursos da área de Produção Alimentícia, Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Ambiente e Saúde e Gestão e Negócios, culminando com expansão da oferta dos cursos na área urbana do município, ocupando o prédio da antiga Escola Estadual Deputado Oswaldo de Carvalho (DOC).

                Sempre na vanguarda da Educação, recentemente a Etec implantou um projeto piloto que une o Ensino Médio Integrado com a Formação Profissionalizante em continuidade no Ensino Superior, em parceria com a Fatec Prof. José Camargo, possibilitando uma sinergia de extrema eficácia entre as Matrizes Curriculares das três formações: Ensino Médio, Técnico e Superior.

                Convidamos, assim, toda a Comunidade para maior integração com a Etec, conhecendo seus campus, cursos e projetos desenvolvidos na Escola.

Scroll To Top