Home / Aluno / ETEC de Jales desenvolve Projeto Interdisciplinar “Laboratório de Práticas” do Eixo de Gestão e Negócios
ETEC de Jales desenvolve Projeto Interdisciplinar “Laboratório de Práticas” do Eixo de Gestão e Negócios

ETEC de Jales desenvolve Projeto Interdisciplinar “Laboratório de Práticas” do Eixo de Gestão e Negócios

Escola Técnica de Jales (Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho), após a retomada das atividades escolares presenciais, iniciou o desenvolvimento e execução de um inovador projeto de Implantação de um Laboratório de Práticas, do Eixo de Gestão e Negócios.

De acordo com o planejamento estratégico da Unidade de Ensino, o objetivo é oferecer aos alunos dos cursos do Eixo de Gestão, Administração, Contabilidade e Recursos Humanos a possibilidade de acompanhamento e desenvolvimento de todos os processos empresariais, desde o desenvolvimento do modelo de negócios, passando pela organização da parte burocrática para abertura de uma empresa, Planejamento Empresarial, Planejamento das Rotinas Administrativas, Estudos e Desenvolvimento das Ações de Marketing, Estudos de Economia e Mercado, Administração dos Recursos Humanos, Administração dos Custos Processos e Operações Contábeis, Planejamento dos Processos Comerciais, Administração Financeira e Orçamentária, Administração dos Processos Logísticos Empresariais, Administração da Produção e dos Serviços, Estudo das Tecnologias Aplicadas à Administração, com a utilização de equipamentos, ferramentas, tecnologias e processos produtivos utilizados nas Empresas Industriais, Comércio e Prestação de Serviços.

O projeto tem como objetivo planejar e desenvolver um Laboratório de Práticas Empresariais que atenda às necessidades pedagógicas da formação dos Técnicos do Eixo de Gestão e Negócios da Etec Drº José Luiz Viana Coutinho de Jales-SP. A partir do desenvolvimento simulado de uma fábrica de brindes, temos a oportunidade de desenvolver junto a nossos alunos os processos e práticas empresariais preconizadas nos Planos de Cursos.

Segundo o Coordenador do Curso Técnico em Administração, Administrador Cleber de Oliveira, os alunos têm a oportunidade de participarem do projeto em todos os módulos/semestres, durante todo o curso, onde em cada módulo o aluno desenvolve atividades relacionadas a cada componente/disciplina daquele módulo. Assim o aluno tem a oportunidade de participar de todas as fases do projeto e de todos os processos que acontecem em uma empresa seja ela do setor Industrial, comercial ou Prestação de Serviços.

O Projeto segue um cronograma de desenvolvimento onde em cada módulo/semestre o professor responsável por determinado componente elabora um cronograma de atividades, específico do seu componente, com base nas competências, habilidades e bases Tecnológicas a serem desenvolvidas de acordo com o Plano de Curso, o Plano de Trabalho Docente e o Plano de Aulas.

Podemos evidenciar algumas das atividades desenvolvidas através do projeto nos diversos componentes durante o presente semestre:

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO 1º MÓDULO

No Componente Linguagem, Trabalho e Tecnologia (LTT) a Professora Silvia Maria Vila Rios trabalhou textos relacionados ao ambiente de desenvolvimento de negócios; desenvolvimento de glossário de termos técnicos e trabalhou métodos de Apresentação Oral para apresentação do projeto no final do semestre:

O professor Fábio Roque Amado, responsável pelo componente ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE MARKETING realizou com os alunos investigação através de pesquisa sobre potenciais produtos que podem ser desenvolvidos, produzidos e comercializados de acordo com os 4 Ps do Marketing e Análise dos Tipos de Mercados (consumidor, concorrente e fornecedor). Desenvolveu ainda Aplicação da pesquisa junto à comunidade escolar sobre o produto a ser produzido levando em consideração necessidades, desejos e demandas dos potenciais clientes. Após o desenvolvimento da Pesquisa elaborou junto aos alunos de forma prática o Plano de Marketing.

O professor Fábio Roque amado também responsável pelo componente PLANEJAMENTO EMPRESARIAL, depois de fazer a contextualização das aplicações práticas aos princípios da administração, planejamento e desenvolvimento de produto, desenvolveu junto aos alunos a aplicação dos conceitos no planejamento da estrutura organizacional desenvolvendo a Estrutura Organizacional, o Organograma, e os formulários para acompanhamento das rotinas administrativas da Fábrica de Brindes. O projeto foi utilizado na elaboração do planejamento organizacional e declarações Institucionais como: Desenvolvimento da Missão, Visão e dos Valores e Princípios. No componente PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE ROTINAS DE DEPARTAMENTO PESSOAL, com foco no Projeto interdisciplinar o Professor Vinícius Martins de Oliveira treinou os alunos de forma prática realizando simulações de atendimentos, desenvolveu atividades práticas acerca da gestão de documentos: organização de fichas (registro de funcionários, entrega de EPI, ASO, etc. – todos relacionados a nossa “empresa de brindes”).

Ainda de forma prática os alunos foram ensinados a dimensionar o espaço físico do nosso laboratório de gestão, onde cada pequeno grupo de alunos, elaboraram um layout de acordo com as técnicas previamente estudadas. Layout este, que deverá atender as demandas futuras de nossa “empresa de brindes”, planejando os espaços de: produção, estoque e comercialização.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO 2º MÓDULO

No Segundo módulo, o professor Ailton Góis Coveiro responsável pelo Componente PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS COMERCIAIS desenvolveu de forma prática no próprio ambiente escolar prospecção de clientes para adquirir os produtos e desenvolveu estratégias de vendas, elaboração de propostas comerciais e negociações com esses clientes potenciais e finalização de transações comerciais.

Os professores Alberto Gandur Lopes e João Donizete Pascui Júnior, professores do Componente DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE NEGÓCIOS além de ensinar os alunos de forma prática e interdisciplinar sobre o Plano de Negócios. Trabalharam também a ferramenta 5W2H fazendo abordagem Teórica da Ferramenta para a Organização, com exemplos práticos e a aplicação prática da ferramenta sobre diversos pontos da empresa, tais como: Processo de Produção; Marketing; Comercial e Financeiro.

No Componente de CUSTOS PROCESSOS E OPERAÇÕES CONTÁBEIS o professor Cleber de Oliveira desenvolveu atividades práticas de classificação dos gastos, custos e despesas, classificação em relação aos objetos de custos, classificação em relação ao volume produzido: comportamento dos custos. classificação dos gastos quanto à forma de distribuição e apropriação aos produtos além de elaborar o custo do produto e formação do preço de venda.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO 3º MÓDULO

No 3º módulo o professor Alberto Gandur Lopes, professor do Componente ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SERVIÇOS trabalhando os aspectos estruturais da Gestão da Produção, analisando os processos, planejamento, controle e gestão da produção do nosso projeto.

No componente de PROCESSOS LOGÍSTICOS EMPRESARIAIS, o professor Fábio Roque Amado, através do projeto ensinou os alunos a aplicar, demonstrar e contextualizar a organização através da logística, contextualizando e aplicando as rotinas de suprimentos através dos insumos e serviços relacionados a produção do produto, rotina de estoque, aplicação e composição dos custos logísticos e aplicação da logística integrada junto ao processo de produção.

Na fase final do projeto tivemos a oportunidade de concluir o projeto em parceria com o POLO DE ROBÓTICA da nossa escola. Depois que os professores fizeram a apresentação do projeto explicando a importância do projeto em cada componente, o professor Mateus Boni Dias ministrou uma palestra com o tema “Tecnologias, Prototipação e Impressora 3D”. Na sequência tivemos a oportunidade de fabricar o protótipo do produto desenvolvido pelos próprios alunos. A prototipação foi feita na impressora 3D, assim os alunos acompanharam na prática tanto o desenvolvimento do produto quanto a fabricação dele.

De acordo com o Coordenador do Curso de Administração o projeto interdisciplinar foi muito produtivo, os alunos foram incentivados e engajados pelos professores e participaram ativamente.

Scroll To Top