Os alunos do Primeiro Módulo do Curso Técnico em Agronegócio – Etec “Dr. José Luiz Viana Coutinho” (Etec Jales), participaram de uma atividade diferente no último 28-04-2016. A atividade estava prevista no planejamento do curso e fez parte de uma série de atividades para deixar o curso mais atraente através de uma maior participação dos alunos e buscando cada vez mais a contextualização da teoria e prática, utilizando metodologias diferenciadas no processo ensino-aprendizagem.
Um desses exemplos ocorreu na última quinta-feira de abril (28-04-2016), quando o Psicodramatista Manoel de Matos (IBS-Instituto biosistêmico) realizou uma atividade baseada na técnica do psicodrama. Manoel tem larga experiência na área e é consultor do IBS, trabalhando com grupos de agricultores e profissionais da área de ciências agrárias (agrônomos, veterinários, zootecnistas, técnicos em agropecuária, agronegócio e outros), em todo o Brasil.
A atividade teve o seu início as 19h30min e encerramento as 22h30min, sendo realizada na própria sala de aula, a pedido de Manoel, por ser um espaço ideal para o tipo de atividade, que teve como tema: “O Papel do Técnico em Agronegócio”.
A atividade foi pautada de diálogos de mão dupla, envolvendo alunos e o condutor da atividade, que passou por várias atividades coletivas, em grupos, dentre as quais a teatralização de temas propostos durante a atividade.
Como o tema principal estava direcionado ao papel do técnico em agronegócio, Manoel conduziu brilhantemente as atividades dos grupos para obter informações baseadas no dia a dia dos alunos, de acordo com suas diversas realidades, mas que pudessem ao final, construir um caminho para o futuro técnico, tanto para atuação na área a qual está cursando ou mesmo para buscar a formações em um curso superior.
Conforme avaliação de Manoel, ao final da atividade, a turma é muito participativa e muito espontânea. Avaliou também que as atividades em grupos possibilitaram a identificação de lideranças, que devem ser aproveitadas na sala para condução da turma de forma positiva e tornar o curso mais dinâmico e a turma mais homogênea e solidária.
Para os alunos, a atividade foi excelente, e já solicitaram mais atividades com esta metodologia, pois promove uma maior integração da sala e possibilita a participação de todos os alunos, inclusive aqueles que são mais introvertidos.
- Manoel dialoga com os alunos do curso Técnico em Agronegócio – Etec Jales. (Foto: Nilton Marques).
- Manoel dialoga com os alunos do curso Técnico em Agronegócio – Etec Jales. (Foto: Nilton Marques).
- Os alunos do curso Técnico em Agronegócio (Etec Jales), planejando e organizando as apresentações teatrais dentro da atividade psicodramática. (Fotos: Nilton Marques).
- Os alunos do curso Técnico em Agronegócio (Etec Jales), planejando e organizando as apresentações teatrais dentro da atividade psicodramática. (Fotos: Nilton Marques).
- Os alunos do curso Técnico em Agronegócio (Etec Jales), planejando e organizando as apresentações teatrais dentro da atividade psicodramática. (Fotos: Nilton Marques).
- Os alunos do curso Técnico em Agronegócio (Etec Jales), planejando e organizando as apresentações teatrais dentro da atividade psicodramática. (Fotos: Nilton Marques).
- Os alunos do curso Técnico em Agronegócio (Etec Jales), planejando e organizando as apresentações teatrais dentro da atividade psicodramática. (Fotos: Nilton Marques).
- Os alunos do curso Técnico em Agronegócio (Etec Jales), planejando e organizando as apresentações teatrais dentro da atividade psicodramática. (Fotos: Nilton Marques).
- Manoel dialoga com os alunos do curso Técnico em Agronegócio – Etec Jales. (Foto: Nilton Marques).
- Os alunos do curso Técnico em Agronegócio (Etec Jales), planejando e organizando as apresentações teatrais dentro da atividade psicodramática. (Fotos: Nilton Marques).