Home / Entre a Memória e a História da Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho

Entre a Memória e a História da Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho

MEMÓRIAS PLANTADAS À MUITAS MÃOS

Como diz Paulo Freire “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.  E ao longo de 32 anos, a Etec Dr José Luiz Viana Coutinho conhecida carinhosamente como Escola Agrícola vem criando esse espaço de aprendizagem contínua .

 Escola Agrícola de Jales nasceu também em resposta a uma demanda do município e região, marcada pela predominância das propriedades familiares.

A escola Técnico Agrícola Dr Jose Luiz Viana Coutinho iniciou suas atividades com cursos agrícolas que atendia alunos de diferentes regiões, tudo o que era plantado com a aprendizagem na sala de aula era colhido para as refeições na escola, todas as alimentações tinham um sabor especial de várias mãos trabalhando juntas.

Juntos plantamos sementes de amor pelo conhecimento, de exemplos a serem seguidos, união e diversão pela aprendizagem! Hoje colhemos frutos com a formação de profissionais prontos para o mercado de trabalho, e para retornarem para suas famílias aplicando os conhecimentos na própria propriedade, contribuindo para a produtividade agrícola com a geração de mais renda, e para o desenvolvimento do município e região.

Esse é um período marcado por sonhos realizados, muitos laços estreitados, conquistas, e principalmente anos levando educação de qualidade a população!

A ESCOLA PELO OLHAR DO PROFESSOR

Depoimento da professora Vera Regina Matozo Especiato- Educação Física

Era 1994, quando fiquei sabendo que haveria um concurso público para professores de vários componentes curriculares para uma escola rural. Apesar de não ter ideia onde estava localizada a Escola Agrícola de Jales, resolvi prestar o concurso, que foi realizado em São Paulo. Junto comigo estavam outros colegas e fomos aprovados para compor o corpo docente do Ensino Médio. Quando fui chamada para tomar posse, achei estranha aquela estradinha de terra batida com uma pontezinha de madeira em que passávamos de carro e ela balançava para todo lado. Confesso que fiquei bem apreensiva, pois tudo era muito novo para mim.  Ao chegar à escola, vi a falta de estrutura física, mas também percebi a luta dos professores, professoras e direção que já estavam lá tentando construir uma escola diferente. Notei que essa escola tinha um trabalho pedagógico muito ligado ao cotidiano da fazenda, ali desenvolvia aulas contextualizadas e junto com tudo isso encontrei um grupo de alunos encantadores. Estudiosos, educados e acolhedores. Percebi que a falta de estrutura material era compensada com esforço, garra e perseverança de todo o grupo, equipe gestora, professores, funcionários e alunos. Nós fazíamos a diferença. Assim, a cada dia me fortalecia mais, para que meu trabalho contribuísse no sentido de que a escola agrícola de Jales se tornasse a ETEC. Dr. José Luiz Viana Coutinho. A luta foi árdua, mas olhar para a função social que tem essa escola, me enche de alegria e orgulho, pois ali eu cresci, amadureci e me tornei uma pessoa melhor! O sonho se concretizou em realidade

(Jales, setembro de 2020.Profª Vera Regina Matozo Especiato

MEMÓRIAS DA ETEC

-DIA DE CAMPO- Nesse dia a Etec recebia as escolas para uma visita, na qual conheciam as dependências da escola e se encantavam com os animais, as plantações que a escola cultivava e cultiva até hoje, e no outro ano lá estavam eles estudando em nossa escola pela Educação de qualidade oferecida e consequentemente realizar seu sonho de ser um Técnico Agrícola.

Visita das escolas a ETEC

ETEC NA TV

Durante a realização do dia de campo a emissora de TV Rede Globo veio até a Etec registrar o evento através de uma reportagem.

Scroll To Top