Home / Estágios

Estágios

Desde 1997, diversos alunos egressos da Escola Técnica Estadual “Dr. José Luiz Viana Coutinho” de Jales estão tendo a oportunidade de realizar um programa de estágio no Estados Unidos, obtendo excelentes resultados. Para participar do programa, é essencial que o interessado tenha desenvolvido seu curso com bom aproveitamento, o que o qualifica a ser indicado pela Escola para participar do programa de Estágio.
O estágio é organizado no Brasil pela Associação Pró-Colaboração Internacional de Agricultores do Brasil “Brasil Kokusai Noyukai”, que seleciona os interessados através de entrevistas e testes psicotécnicos, e realização de curso de treinamento que procura reproduzir as condições do estágio nos EUA e onde o candidato é bastante exigido; o treinamento tem como conteúdo conhecimentos técnicos, inglês, dinâmicas de grupo, palestras de ex-estagiários, além de informações gerais sobre o programa; parte deste treinamento é realizado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, em Piracicaba e a seleção final é feita no encerramento do curso, levando-se em conta o acompanhamento do mesmo e os dados coletados na etapa inicial e na entrevista.
Nos Estados Unidos, a Associação Noyukai tem como parceira a entidade International Farmers Aid Association – IFAA, que é a anfitriã dos estagiários e é a responsável pela administração local do programa, selecionando as fazendas participantes do programa e acompanhando o desenvolvimento do estágio através do Engenheiro Agrônomo Júlio Ezawa, brasileiro e ex-estagiário que têm amplo conhecimento do programa e experiência no relacionamento com os estagiários. Além do estágio, os participantes participam de dois seminários durante o período de duração do programa, recebem passagens para os deslocamentos até a fazenda e para os seminários, além de seguro saúde e contra acidentes. Na fazenda, recebem casa, comida e uma mesada.
A Associação Noyukai e a IFAA cuidam do processo de obtenção do visto de entrada nos Estados Unidos junto ao Consulado Americano, necessário para participação no programa de estágio.
Nestes últimos anos as fazendas participantes do programa estão concentradas no Oeste e Meio-Oeste dos Estados Unidos, e as atividades oferecidas normalmente são na área de produção de cereais (milho, soja, trigo, algodão e sorgo), criações (avicultura, suinocultura e pecuária de corte e leiteira), floricultura (cravo, crisântemo, rosa e folhagens), fruticultura (pera, maçã, cereja e mamão papaya) e hortaliças (tomate, alface, brócoli e outras). A oferta de atividades não é totalmente rígida, pois as áreas podem variar conforme as condições agrícolas de cada ano.
O estágio é educacional não formal, fundamentalmente vivencial, através de trabalho prático nas fazendas de acordo com as necessidades das mesmas, e não se dispõe a dar especialização, aprofundamento técnico e ensino da língua inglesa, embora isto normalmente ocorra.

Scroll To Top