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Programa Escola de Inovadores

Programa Escola de Inovadores

Inscrição: https://inova.cps.sp.gov.br/programa-escola-de-inovadores/

ESCOLA DE INOVADORES – O QUE É? 

A Escola de Inovadores é um programa criado pela Agência INOVA Paula Souza que visa fornecer ferramental básico de Empreendedorismo e Inovação. Sua organização disponibiliza um ambiente criativo para que os participantes se capacitem e desenvolvam modelos de negócios sustentáveis. Assim, o programa intenciona que, num próximo passo, os participantes possam efetivamente criarem e desenvolverem suas próprias empresas ou startups. 

O desenvolvimento do Programa Escola de Inovadores acontecerá no formato de um curso de extensão com 40 horas, gratuito, distribuído em 10 encontros presenciais de 4 horas cada.  Tais encontros poderão ser organizados semanalmente, quando serão abordados e trabalhados em forma de oficinas os temas específicos que se complementam para apoiar os projetos, conforme estruturação de atividades apresentadas a seguir. 

SEMANA 1 Apresentação da Agência INOVA; Apresentação das Metas da Escola de Inovadores; Palestra Âncora; Apresentação dos Projetos Selecionados

Objetivos: O primeiro encontro será caracterizado como evento de lançamento da Escola de Inovadores junto à comunidade local. Neste momento são convidadas lideranças locais (empresários e representantes de entidades do poder público), professores e alunos da unidade de ensino. Inicialmente, faz-se uma abertura oficial da Escola de Inovadores com o Diretor ou um representante da unidade. Em seguida, o Agente de Inovação passará informações gerais sobre a Agência e o programa Escola de Inovadores. Na sequência, os projetos aprovados são brevemente apresentados. 

Resultados Esperados: Apresentação dos objetivos da Escola de Inovadores, com alinhamento das expectativas e esclarecimentos de dúvidas dos participantes; Empreendedores e negócios devidamente apresentados. 

SEMANA 2 Saber empreender com atitudes empreendedoras/Comportamento Empreendedor

Objetivos: Nessa etapa os participantes aprendem sobre gestão empresarial básica e comportamentos empreendedores que são direcionamentos essenciais ao sucesso dos projetos. Os principais objetivos concentram-se em estimular o desenvolvimento das características empreendedoras, bem como em ampliar a visão dos participantes sobre gestão básica de negócios, envolvendo prioritariamente as seguintes dimensões: mercado, operações e finanças empresariais. Por ser uma etapa que trabalha notadamente as características comportamentais, além das conceituais, são utilizadas metodologias ativas de ensino, tendo como desafio a criação de uma empresa por meio de jogos empresariais vivenciais. Na sequência são abordados assuntos sobre competitividade empresarial no contexto das startups.

Resultados Esperados:  Ampliação da visão dos participantes sobre gestão empresarial. Perfil do Empreendedor e Os projetos registrados com as informações obtidas.

SEMANA 3 Oficina de Design Thinking 

Objetivos: Realização de um workshop sobre Design Thinking e suas técnicas (brainstorm, um dia na vida, sombra, mapa de empatia, personas, prototipagem, etc). Trabalhar o conceito do MVP (Minimun Viable Product). O intuito é que cada participante possa incrementar informações em seu negócio de forma mais assertiva, junto a possíveis clientes.

Resultados Esperados: Definição da proposta de valor do negócio a partir das técnicas de Design Thinking

SEMANA 4 Oficina de CANVAS

Objetivos: Este encontro tem como propósito uma oficina de Canvas, na qual é apresentada a ferramenta de modelagem de negócios através de uma palestra com um especialista no assunto. Por meio de uma dinâmica lúdica, os participantes iniciam a preparação do modelo de negócio proposto. Será utilizado o Canvas disponível em ferramentas online ou impresso em folha A3 e Post it. 

Resultados Esperados: Nivelamento de todos participantes sobre modelagem de negócios e Canvas preliminar desenvolvido. 

SEMANA 5 Oficina de VALIDAÇÃO 

Objetivos: Nessa etapa os participantes devem aprender os aspectos básicos relativos à Validação do segmento de clientes, da proposta de valor, das fontes de renda, dos canais de distribuição. Os participantes deverão sair para o mercado e “ouvir” sua posição, através de ferramentas que trarão as informações sobre a ideia, possibilitando a confirmação ou pivotagens iniciais para o modelo de negócio. Ferramentas que proporcionam idealizar um negócio, como por exemplo, passos para criação dos protótipospágina web da empresa (domínio, hospedagem), servidor em nuvem, serviços como Google AdWords, Google Analytics, entre outros. Deve-se ainda apresentar plataformas digitais de networking/coworking, como StartSe, Cubo e outras. Recomenda-se o uso do Livro A Startup de U$ 100,00 do autor Chris Guillebeau, bem como convidar representante(s) de uma startup para apresentar sua experiência.

Resultados Esperados: Obtenção pelo participante das validações do mercado e trocar experiências com os públicos de interesse.

SEMANA 6 Oficina de PROTOTIPAÇÃO e Tecnologia

Objetivos: Neste encontro um especialista na área de tecnologia irá apresentar as facilidades que a tecnologia proporciona ao se idealizar um negócio. Desenhar ou desenvolver o Mínimo Produto Viável (MVP).

Resultados Esperados: Demonstrar a possibilidade da criação de produtos ou serviços das startup com pouco investimento e risco.

SEMANA 7 RESULTADO DAS VALIDAÇÕES E PIVOTAGEM DO CANVAS/Mentorias

Objetivos: Nessa etapa os participantes devem aprender os aspectos básicos relativos à Validação do segmento de clientes, da proposta de valor, das fontes de renda, dos canais de distribuição. Os participantes deverão sair para o mercado e “ouvir” sua posição, através de ferramentas que trarão as informações sobre a ideia, possibilitando a confirmação ou pivotagens iniciais para o modelo de negócio. Nessa etapa os proponentes irão aprender através do contato com mentores relacionados às áreas dos projetos. E dessa forma realinhar o projeto através do registro no CANVAS.

Resultados Esperados: Obtenção pelo participante das validações do mercado e trocar experiências com os públicos de interesse e construção de seu novo CANVAS.

SEMANA 8 Oficina de VENDAS

Objetivos: Nessa etapa os proponentes irão aprender através do contato com profisssionais relacionados  à área comercial, como desenvolver uma estratégia de vendas do produto/serviço e a dimensionar esse mercado para escalar. 

Resultados Esperados: Conhecimento de outras perspectivas do projeto através da visão dos profissionais da área específica.

SEMANA 9 Oficina de PITCH

Objetivos: Esse ponto objetiva tratar temas como oratória, dinâmica de uma apresentação, neuromarketing, softwares de edição de vídeos, entre outros. Os participantes realizarão um workshop junto a um especialista em comunicação empresarial para confeccionar a apresentação do modelo de negócio através de um pitch. Venda para um cliente que valida o negócio.

Resultados Esperados: Pitch criado e Venda para um cliente. 

SEMANA 10 Balcão de Mentorias através do DEMODAY

Objetivos: Finalizar as atividades com a apresentação de todos os projetos em um ambiente favorável ao empreendedorismo, preferencialmente com a participação de empresários, entidades do poder público, representantes de ambientes de inovação como incubadoras, parques tecnológicos, espaços de coworking etc. Nesta etapa, cada integrante do projeto irá realizar uma apresentação da sua ideia de negócios de maneira individual por meio do seu pitch. A apresentação se dará para uma banca examinadora que avaliará a proposta de valor sob vários aspectos e apresentará ao proponente um feedback com sugestões e críticas de melhorias. Dessa forma, tais projetos poderão ser direcionados para a pré-incubação em uma incubadora, aceleradora, ou um parque tecnológico. A finalidade é transformar os projetos em negócios sustentáveis em ambiente de networking para realizar negócios. 

Resultados Esperados: Projetos com MVP validados e aptos a concorrerem a editais de aceleração e incubação.

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