Home / Galeria de Fotos / Escola Agrícola de Jales desenvolve e implanta projeto de irrigação das áreas produtivas
Escola Agrícola de Jales desenvolve e implanta projeto de irrigação das áreas produtivas

Escola Agrícola de Jales desenvolve e implanta projeto de irrigação das áreas produtivas

A Escola Agrícola de Jales, como é conhecida popularmente a Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, está implantando, por módulos, a irrigação de suas áreas produtivas e pedagógicas.

Em parceria com a empresa IRRIGABOI, cujo proprietário é ex-aluno da Escola – Tiago Fernandes, desenvolveu todo o projeto de irrigação o qual está em processo de implantação e está custeando parte dos equipamentos necessários ao funcionamento. Espera-se que grande parte das áreas de cultivo perenes e semi-perenes sejam cobertas com dispositivos de irrigação, customizados para cada tipo de cultura.

De acordo com o Supervisor de Gestão Rural, Prof. Eduardo Urbonas, a irrigação permitirá que a Escola tenha regularidade em seus projetos produtivos e pedagógicos, maximizando a produtividade de suas áreas e proporcionando novas possibilidades de aprendizagem dos alunos.

Através de aquisição de equipamentos e materiais necessários à construção das linhas de irrigação financiados pela Cooperativa-Escola, que apoia as ações de melhorias nos processos educacionais e de reforço na infraestrutura demandados pela Escola, além da assistência técnica oferecida pela IRRIGABOI, o trabalho de construção dos ramais e dispositivos de irrigação está sob a liderança do Auxiliar Docente, Engenheiro Agrônomo Fabio Henrique Cordeiro Oliveira, que, juntamente com os docentes da Escola, acompanha o trabalho desenvolvido pelos próprios alunos.

Segundo o Prof. Marcos Cesar de Carvalho, que tem sob sua responsabilidade o projeto da Cooperativa-Escola, ações desse porte são extremamente importantes para o desenvolvimento das habilidades dos alunos, que encontram oportunidades de contextualizar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula e promovem a interdisciplinaridade entre os diversos componentes curriculares, tornando-os mais preparados para o mundo do trabalho.

Planejado para ser construído em módulos, destacamos as ações já realizadas:

– Construção de tanque de armazenamento, com capacidade para 126 m³ de água;

– Construção de linha mestra de irrigação e instalação de aspersores nos piquetes do Setor de Ovinocultura;

Para o mês de novembro estão previstas as seguintes ações:

– Construção de linha mestra de irrigação e instalação de ramais de conexão aos canhões de aspersão;

– Construção de linha mestra de irrigação e instalação de ramais de conexão aos aspersores do Setor de SAF (Sistema Agro-Florestal);

– Instalação de ramais de conexão aos micros aspersores do Setor de Citricultura (limão e laranja);

– Instalação de ramais de conexão e gotejadores do Setor de Citricultura (acerola);

Atentos às necessidades da Unidade de Ensino, toda a diretoria da Cooperativa-Escola, capitaneada pelo seu Diretor-Presidente, o aluno João Vitor Vaquero, desenvolvem ações de intensificação da comercialização dos produtos produzidos pela cooperativa, permitindo assim o financiamento de, aproximadamente, 15 mil reais em equipamentos e mão de obra para a implantação do projeto de irrigação.

Palavras do próprio João Vitor expressam a satisfação dos alunos no desenvolvimento de atividades práticas contextualizadas aos conhecimentos adquiridos em sala de aula: “fico muito feliz e honrado em saber que eu participei ativamente desse projeto, onde meu esforço com certeza vai gerar resultados para a Cooperativa e para a ETEC.”.

Com ações baseadas no desenvolvimento de projetos, a Escola Agrícola e seus parceiros e Instituições Auxiliares promovem o desenvolvimento de metodologias de ensino que garantem a aprendizagem dos alunos, além de fortalecer sua infraestrutura de produção e desenvolver as competências profissionais de seus alunos.

Scroll To Top