Home / Direção / INSTALAÇÃO DE NOVA MODALIDADE DE ENSINO – P-TECH
INSTALAÇÃO DE NOVA MODALIDADE DE ENSINO – P-TECH

INSTALAÇÃO DE NOVA MODALIDADE DE ENSINO – P-TECH

A Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho e a Fatec Prof. José Camargo, ambas instaladas no município de Jales/SP, comunicam à imprensa e ao público em geral que a partir de 2020 oferecerá uma nova modalidade de ensino aos alunos da cidade de Jales e Região.

Trata-se de um projeto que busca articular os conhecimentos construídos nos cursos profissionalizantes integrados ao Ensino Médio oferecidos pela Etec com a formação em nível superior oferecido pela Fatec.

Pela proposta, o aluno ingressa na Etec, através do Vestibulinho – assim que terminar o 9º ano do Ensino Fundamental – e após concluir os 3 anos de formação do Ensino Médio Integrado com o Profissionalizante, acessa o curso de nível superior oferecido pela Fatec, sem a necessidade de novo Vestibular, e conclui a formação superior em apenas 2 anos.

Essa nova modalidade, denominada Ensino Médio Articulado com Ensino Superior (AMS) foi inspirado num programa desenvolvido, inicialmente, pela empresa de tecnologia IBM, nos Estados Unidos, chamada de P-Tech (Pathways in Technology Early College High School) e promove essa articulação entre instituições de ensino de nível médio-técnico e superior, além da participação de empresas envolvidas com o setor econômico do curso oferecido, neste caso cursos de Tecnologia da Informação, promovendo a mentoria e desenvolvendo as competências socioemocionais dos alunos, preparando integralmente o aluno para o mercado de trabalho.

Em Jales será oferecido o curso de Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas pela Etec e, após concluídos os 3 anos da formação de nível médio, os alunos ingressarão automaticamente no curso superior de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferecido pela Fatec, com duração de mais 2 anos, ou seja, em 5 anos poderá ter a conclusão do Ensino Médio e Superior, com acesso aos principais empregadores do País. Além da parceria entre a Etec e a Fatec, estão envolvidas também importantes empresas de desenvolvimento de software de Jales e Região, que atuarão para o desenvolvimento dessas competências socioemocionais, e que contarão também com o suporte da IBM para o desenvolvimento pleno dos alunos.

Sobre o P-Tech

Trazido ao Brasil por meio de parceria entre CPS e IBM, o P-Tech passou a ser oferecido no primeiro semestre de 2019, com três turmas de 40 estudantes cada. O programa prepara estudantes para a economia digital, combinando o conteúdo teórico da formação profissional com experiências práticas dentro de empresas. Além disso, possibilita, de forma inédita nas instituições públicas do País, a articulação dos Ensinos Médio, Técnico e Superior.

O Brasil, junto com a Colômbia, é pioneiro no lançamento do P-Tech na América Latina, unindo-se a países como Austrália, Cingapura, Coréia do Sul, Estados Unidos, Irlanda, Marrocos e Taiwan. O modelo procura moldar pessoas intelectualmente curiosas, profissionalmente bem-sucedidas, qualificadas e adaptáveis para setores competitivos e de trabalho.

Mais Informações: http://www.ptech.org/

Scroll To Top