Home / Cursos / Agronegócio / Alunos do Agronegócio da Etec Jales participam de atividade para construção do futuro profissional.
Alunos do Agronegócio da Etec Jales participam de atividade para construção do futuro profissional.

Alunos do Agronegócio da Etec Jales participam de atividade para construção do futuro profissional.

Os alunos do Primeiro Módulo do Curso Técnico em Agronegócio – Etec “Dr. José Luiz Viana Coutinho” (Etec Jales), participaram de uma atividade diferente no último 28-04-2016. A atividade estava prevista no planejamento do curso e fez parte de uma série de atividades para deixar o curso mais atraente através de uma maior participação dos alunos e buscando cada vez mais a contextualização da teoria e prática, utilizando metodologias diferenciadas no processo ensino-aprendizagem.

Um desses exemplos ocorreu na última quinta-feira de abril (28-04-2016), quando o Psicodramatista Manoel de Matos (IBS-Instituto biosistêmico) realizou uma atividade baseada na técnica do psicodrama. Manoel tem larga experiência na área e é consultor do IBS, trabalhando com grupos de agricultores e profissionais da área de ciências agrárias (agrônomos, veterinários, zootecnistas, técnicos em agropecuária, agronegócio e outros), em todo o Brasil.

A atividade teve o seu início as 19h30min e encerramento as 22h30min, sendo realizada na própria sala de aula, a pedido de Manoel, por ser um espaço ideal para o tipo de atividade, que teve como tema: “O Papel do Técnico em Agronegócio”.

A atividade foi pautada de diálogos de mão dupla, envolvendo alunos e o condutor da atividade, que passou por várias atividades coletivas, em grupos, dentre as quais a teatralização de temas propostos durante a atividade.

Como o tema principal estava direcionado ao papel do técnico em agronegócio, Manoel conduziu brilhantemente as atividades dos grupos para obter informações baseadas no dia a dia dos alunos, de acordo com suas diversas realidades, mas que pudessem ao final, construir um caminho para o futuro técnico, tanto para atuação na área a qual está cursando ou mesmo para buscar a formações em um curso superior.

Conforme avaliação de Manoel, ao final da atividade, a turma é muito participativa e muito espontânea. Avaliou também que as atividades em grupos possibilitaram a identificação de lideranças, que devem ser aproveitadas na sala para condução da turma de forma positiva e tornar o curso mais dinâmico e a turma mais homogênea e solidária.

Para os alunos, a atividade foi excelente, e já solicitaram mais atividades com esta metodologia, pois promove uma maior integração da sala e possibilita a participação de todos os alunos, inclusive aqueles que são mais introvertidos.

 

Scroll To Top