Home / Cursos / Agronegócio / ALUNOS DA ETEC JALES PARTICIPAM DE DIA DE CAMPO SOBRE RAÇA DE GADO DE CORTE SENEPOL
ALUNOS DA ETEC JALES PARTICIPAM DE DIA DE CAMPO SOBRE RAÇA DE GADO DE CORTE SENEPOL

ALUNOS DA ETEC JALES PARTICIPAM DE DIA DE CAMPO SOBRE RAÇA DE GADO DE CORTE SENEPOL

ALUNOS DA ETEC JALES PARTICIPAM DE DIA DE CAMPO SOBRE RAÇA DE GADO DE CORTE SENEPOL: A RAÇA SENSAÇÃO DA BOVINOCULTURA DE CORTE ATUAL.

No último dia 23 de maio de 2014 foi realizado no Sítio Família Cunha, município de Santa Salete (SP), o Dia de Campo: Senepol e Tecnologias.
O evento foi realizado na parceria Etec Jales e a Senepol Cunha, representante da Associação de Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol na região de Jales, cujo proprietário é o Sr. Sebastião Pires da Cunha.
O público alvo do evento foi os alunos dos últimos anos do Curso Técnico em Agropecuária, produtores rurais, técnicos e profissionais da área.
O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, que foram recebidos pelo anfitrião e anfitriã, o Sr. Sebastião Pires da Cunha e a Sra. Kátia Cunha, com um café da manhã.
Depois do café começaram as palestras, sendo que a primeira palestra do dia foi proferida pelo Médico Veterinário e Especialista em Nutrição de Ruminantes, Rafael Maia, da empresa Socil – Nutrição Animal. O tema abordado “Nutrição de Bovinos de Corte”, veio de encontro a grande importância que o ganho de peso bovino representa para os criadores de bovinos de corte. O palestrante apresentou dados importantes de pesquisas que demonstram que um balanceamento correto da alimentação bovina propicia atingir um bom desempenho animal em relação ao ganho de peso.
A segunda palestra do dia ficou por conta do Médico Veterinário, Chefe da Equipe de Transferências de Embriões e IATF da “In Vitro Brasil”, César Augusto Moreira da Silva, que discorreu sobre o tema: “Transferências de Embriões e IATF”, enfatizou a importância do melhoramento genético em bovinos e destacou os trabalhos realizados com transferências de embriões, técnica esta que possibilita que uma vaca matriz de excelência genética possa ser mãe de mais de 150 bezerros por ano. Hoje esta técnica vem possibilitando um grande melhoramento genético na bovinocultura brasileira de forma geral.
A última palestra do dia foi realizada pelo Zootecnista, Técnico Inspetor de Registro da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol – ABCB Senepol, Luiz Augusto Jacinto, que trouxe em sua palestra com o tema: “A evolução da raça Senepol no Brasil e no Mundo”, a origem do gado Senepol e mostrou a importância da raça para o futuro da bovinocultura no Brasil, principalmente no que diz respeito a heterose a pasto, ou seja, no melhor desempenho dos filhos resultantes do cruzamento da raça Senepolcom outras raças, como nelore, gir, e outras. Segundo o palestrante, que é uma referência nacional no julgamento da raça Senepol, a bovinocultura brasileira será outra depois do Senepol, principalmente em relação a ganho de peso, qualidade da carne, precocidade de abate e rusticidade da raça, que garante a carne com padrão internacional para exportação.

Avaliação dos alunos
Para os alunos da Etec Jales, o dia de campo foi um momento único e de grande importância na formação profissional, e que ficou evidenciado na palestra do Médico Veterinário César Augusto Moreira da Silva da “In Vitro Brasil”, que destacou que os profissionais da empresa que trabalham com a transferência de embriões e IATF na empresa, todos são técnicos em agropecuária e que a empresa valoriza muito esta formação. A atuação destes técnicos se dá em todo o território nacional.
Avaliação do produtores rurais
Em relação aos produtores, o evento possibilitou a formação de um grupo interessado em utilizar a genética do Senepol em seus rebanhos. O Projeto AssisTec (Projeto desenvolvido pela Etec Jales envolvendo produtores rurais, alunos, docentes) será responsável pela organização de reunião entre estes produtores, técnicos da In Vitro Brasil e o produtor Sr. Sebastião Pires da Cunha, visando planejar os trabalhos.
Ao final das palestras, o anfitrião, o Sr. Sebastião Pires da Cunha, conduziu os convidados para conhecer a propriedade e o seu rebanho de gado Senepol, explicando com é realizado o planejamento de produção e as vantagens da raça a campo, demonstrada através das observações de filhos de Senepol resultantes dos cruzamentos com outras raças de bovinos.
Para encerras com chave de ouro, o Sr. Sebastião Pires da Cunha e a sua esposa Sra. Kátia Cunha ofereceram um delicioso almoço aos participantes, cujo prato principal foi um cordeiro recheado.
Na avaliação da Diretora da Etec Jales, professora Luzia CorsiniDejavite, evento desse tipo possibilita aos alunos uma melhor qualidade na formação profissional e ao mesmo tempo proporciona maior oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, em função ao estreitamento das relações das empresas-escola.
O Sr. Sebastião Pires da Cunha enfatizou em sua avaliação que o evento serviu para mostrar para os alunos, produtores rurais e demais participantes o trabalho que vem realizando em sua propriedade, o que reforça sua tese de que a nossa região possui muita coisa boa e que poderá ser mostrada através de eventos como esse. Além disso reforçou a importância do evento para divulgar a raça Senepol para a região e melhorar a qualidade dos rebanhos existentes nas pequenas e médias propriedades rurais.
Os alunos da Etec Jales foram acompanhados pelos professores José Molina Zorzi, Camila Ferreira e Nilton Aparecido Marques de Oliveira.
O evento contou com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Santa Salete, Sabesp Regional Jales, Socil – Nutrição Animal, In Vitro Brasil, ABCB Senepol, Casa da Agricultura de Santa Salete,Etec Jales e Senepol Cunha.

 

Scroll To Top