Home / Cursos / Agronegócio / ETEC Jales realiza a AGRITEC 2014
ETEC Jales realiza a AGRITEC 2014

ETEC Jales realiza a AGRITEC 2014

A Escola Técnica Estadual “Dr. José Luiz Viana Coutinho” (Escola Agrícola de Jales) realizou no dia 08 de maio a AGRITEC 2014, que teve como objetivos o desenvolvimento pedagógico através de experimentos de campo conduzidos pelos alunos, a exposição das principais tecnologias em variedades de milho, soja e sorgo bem como os sistemas de produção envolvendo rotação de culturas, sistemas de plantio direto, agricultura de precisão, tratores, implementos agrícolas, exposição de ovinos e ao mesmo tempo promovendo a aproximação da comunidade regional e dos futuros empregadores com o ambiente escolar e com as atividades práticas desenvolvidas.

O evento foi organizado pelos docentes e alunos da ETEC Jales e a CATI Regional de Jales, e contou com a participação de várias empresas parceiras de diversos segmentos agrícolas como:

  • Empresas representadas no evento: AGROMEC, COOPERCITRUS, AGROFITO, CIMOAGRO, XINGÚ SEMENTES, ROCHA IRRIGAÇÕES e FARIA VEÍCULOS.
  • Sementes: AGROCERES, PIONEER, CATI, MORGAN, BIOGENE e DEKALB.
  • Tratores e implementos agrícolas: Itaeté Máquinas (JOHN DEERE), Regional Tratores (AGRALE) Agro New (CASE) e Arakaki (MASSEY FERGUSON).
  • Instituições: SEBRAE, FATEC JALES e ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE OVINOS DA REGIÃO DE JALES.
  •  Insumos Agrícolas: KIMBERLIT e BASF

A instalação da área experimental de 3 hectares, cujo preparo do solo e o plantio ocorreu em dezembro de 2013, contou com a participação dos alunos de todos os cursos de Agropecuária da Escola, que conduziram os experimentos durante aproximadamente 120 dias, realizando os tratos culturais necessários.

Segundo o Professor Me. Engenheiro Agrônomo João Vitor Ferrari, que coordenou o evento “a ETEC Jales apresentou um trabalho muito importante tanto do lado pedagógico como do papel de difusora de modernas tecnologias para o setor do agronegócio buscando o fortalecimento da agricultura na região”, afirmou.

Durante a AGRITEC 2014, os mais de 150 produtores rurais, estudantes de diversas instituições da região e empresários de mais de 20 municípios que compareceram ao local, participaram da exposição dos materiais por parte das empresas na área experimental. Ao final das atividades houve um momento de confraternização sendo oferecido um churrasco aos participantes.

Scroll To Top